Parte 1
Viagem ao mundo um rato
Autor da matéria: www.ratbehavior.org
Traduzido por: www.google.com.br/language_tools?hl=pt-br
Corrigido por: Thaciane Murdock
Traduzido por: www.google.com.br/language_tools?hl=pt-br
Corrigido por: Thaciane Murdock
Os sistemas sensoriais dos ratos são muito diferentes dos nossos. A forma como um rato percebe o mundo é, portanto, radicalmente diferente de como nós percebemos a mesma cena. A percepção do animal sobre o seu círculo é chamada de "ümvelt". Qual é o "ümvelt" do rato ?
No reino da visão humana, é uma visão muito melhor do que a de um rato. Os seres humanos vêem três cores (azul, verde e vermelho), o nível de saturação elevado, enquanto os ratos provavelmente percebem apenas uma sugestão de ultravioletas, azuis e verdes. Nossa visão é bastante acentuada, podemos ver longas distâncias e ter boa percepção de profundidade. A visão de um rato, no entanto, é bastante borrada especialmente a mais alguns metros de distância, e a sua percepção de profundidade é muito pobre.
Em todos os outros domínios, no entanto, os sentidos do rato são muito mais sensíveis que os nossos!
Um rato percebe o seu ambiente de imediato com seus bigodes, através do seu sentido de toque. O rato 'abana" seus bigodes para trás/frente dezenas de vezes por segundo, escovando-os contra o chão, objetos, paredes, outros ratos, etc. O rato ganha uma imagem altamente detalhada desta exploração tátil: os bigodes do rato são mais sensíveis que os nossos próprios dedos.
A vida dos ratos é complexo e rico de cheiros. Dificilmente podemos imaginar o mundo tal como é, o nosso sentido do olfato é muito ruím pra isso. Mas cada superfície, cada objeto, cada sopro de ar, contém cheiros diferentes, e informação para um rato.
A audicão de um rato, é mais sensível que a nossa, ele pega dos sons mais suaves até aquele que não podemos e detectar. Freqüências muito superiores ao nosssos ouvidos, na faixa do ultra-som.
Por fim, não é só a percepção sensorial do rato que é diferente da nossa, mas as características do ambiente em que os ratos consideram importante vão ser muito diferentes das características que percebemos e não consideramos importante. A forma como o rato interage com o ambiente será diferente também. Quando olhamos para uma sala, vemos as cadeiras para sentar, mesas e talheres, coisas pra comer, camas para se deitar, monitores e teclados... Para um rato, um quarto oferece esconderijos sob armários e camas; correm ao longo das bordas das mesas, sobem até lugares altos como estantes, as pernas das cadeiras, roupas, camas e livros para roer; tecido da cama para rasgar; pequenos itens de alimentos no caminho para comer; e muitos novos lugares para explorar em cima das mesas e armários.
Amanhã, apresentarei a vocês a visão dos ratos. Ótimo sábado a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário