Continuação parte 2:
Visão
Autor da matéria: www.ratbehavior.org
Traduzido por: www.google.com.br/language_tools?hl=pt-br
Corrigido por: Thaciane Murdock
Autor da matéria: www.ratbehavior.org
Traduzido por: www.google.com.br/language_tools?hl=pt-br
Corrigido por: Thaciane Murdock
Contrariamente à opinião popular, que os ratos são totalmente daltônicos, na verdade eles conseguem distinguir algumas cores. Enquanto os seres humanos têm três tipos de células sensíveis a cores (azul, verde e vermelho), os ratos têm apenas dois tipos - uma azul e uma verde - um pouco como seres humanos com daltonismo vermelho-insensível. Isso não é tudo, no entanto. O rato vê pontos "azul" , uma parte do espectro que os seres humanos não podem ver. Então, a visão do rato é dicromático mas inclui máscaras que não podemos ver na faixa ultravioleta.
Então, os ratos podem distinguir ultravioletas, azuis e verdes, mas eles não podem ver os vermelhos. Ratos também têm um ponto "neutro" na área azul-verde do espectro de cores que pode parecer branco para eles, e eles não conseguem diferenciar um pouco de azul-verdes a partir de certas nuances de cinza. Aqui está o que o mundo pode parecer a alguém com daltonismo vermelho-insensitivo:
visão humana normal | vermelho-insensitive daltônicos |
Por último, a visão do rato é bastante embaçada. Cones são as células que nos dão uma visão afiada, e os ratos não têm muitas delas. Normalmente ratos pigmentados têm cerca de 20/600 de visão e, provavelmente, enxergam com alguma clareza somente até poucos metros de distância. Além de poucos comprimentos, normalmente ratos pigmentados seria capaz de ver somente grandes formas e movimentação perto deles. Então, aqui está como um rato de pigmentação normal pode perceber um lírio d'água:
Normalmente ratos pigmentados têm a visão embaçada, dicromático com baixa saturação de cor |
ratos albinos podem ver algumas manchas, banhadas de muita luz |
Em um dia ensolarado, ratos albinos podem ser completamente deslumbrado |
Ratos albinos têm íris despigmentada que não bloqueam a luz, assim que suas retinas são constantemente deslumbradas com luz, leva à degeneração da retina. Assim, a perspecácia visual dos albinos é muito pior do que normalmente a dos ratos pigmentados, cerca de 20/1200. Um rato albino pode viver em um mundo de mudanças, correções indefinido de escuridão e luz.
Em última análise, os ratos provavelmente usam a visão para detectar grandes móveis, objetos distantes e para se orientar no espaço. De perto, os ratos dependem de outros sentidos: tato e olfato.
Para mais imagens do mundo através dos olhos de um rato, visite o Rato Cam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário