Continuação parte final:
Audição
Autor da matéria: www.ratbehavior.org
Traduzido por: www.google.com.br/language_tools?hl=pt-br
Corrigido por: Thaciane Murdock
Traduzido por: www.google.com.br/language_tools?hl=pt-br
Corrigido por: Thaciane Murdock
A audição do rato também é mais sensível que a nossa, os ratos podem ouvir os sons mais suaves do que podemos e pode ouvir-se dentro da faixa de ultra-som. Para se ter uma idéia, os seres humanos podem ouvir até 20 kHz, mas os ratos podem ouvir até 90 kHz!
Os ratos, então, ouvem mais o ruído ambiental. O zumbido das lâmpadas vindo de cima, de fios elétricos na parede e no chão, de um monitor de computador, todos caem dentro da faixa audível de um rato. Os tráfegos distantes e os aviões, os pássaros distantes, utensílios de cozinha em casas de vizinhos, são todos, teoricamente, inaudível para nós. O barulho de um saco plástico, tão angustiante para ratos, inclui alta, ultra-sons desagradáveis. Lá fora, os ratos podem ouvir os trinados de ultra-sons dos morcegos caçando. Ratos percebem muito mais o som no nosso ambiente compartilhado do que nós.
Uma grande parte da comunicação entre ratos acontece abaixo de nossa faixa de audição . Os ratos bebês emitiem pedidos de socorro entre 30-50 kHz, quando estão frios ou quando são pisados por sua mãe. Ratos adultos emitem 20 kHz quando são forçados, quando eles são derrotados socialmente, ao ver um predador, ou ao sentir dor. Estas vocalizações de angústia são apenas quase inaudível ao ser humano com um ouvido afiado. Os ratos também emitem curto, chamadas de alta frequência (em torno de 50 kHz), em contextos positivos - durante o jogo embaralhado, namoro, e em antecipação de alimentação. Então, os ratos se comunicar uns com os outros em um canal totalmente diferente do que nós podemos ouvir com os nossos próprios ouvidos.
Fim dessa matéria. Se alguém encontrou algum erro de gramática na matéria, ou algo que ficou fora de sentido, por favor avise, que tentarei corrigir o erro. Obrigado pela atenção (se é que alguém lê, porque ninguém comenta). Até o próximo post. Por favor, comentem pra eu não ficar postando pro nada.
Olá meu amigo, gostei muito do seu blog...
ResponderExcluirVc mesmo criou esta matéria? Captou as frequencias audíveis dos ratos, etc?
Caso afirmativo estou me deparando com um grande ídolo, parabens!!
Na verdade estou à procura de um estudo semelhante ao seu em relação à comunicação das baratas,achei a sua pagina sem querer numa de minhas buscas e vejo que o assunto que eu procuro é de difícil acesso, ou quase ninguem se interessou por isso...
caso queira entrar em contato comigo:
filipe_fd@hotmail.com
abraço a vc !
Olá, obrigado.
ResponderExcluirNão, eu apenas peguei em um site em inglês e traduzi.
Todas as fontes estão escritas no inicio do post.
Sobre as baratas, creio que elas se comunicam por suas anteninhas, eu li uma matéria na revista desse mês da SUPER, e lá dizia as curiosidades sobre as baratas. Ah, e desculpa a demora para responder. EStou sem internet, e sem tempo para ir em lan house, aproveitei que hj é feriado e vim dar uma olhada. Assim que eu voltar a ter internet, eu voltarei a postar novas matérias.
Abraço.