03/05/2011

Por que os testículos de ratos são tão grandes?


Quando uma pessoa olha um rato a primeira vez, ele tem um choque ao ver os testículos do rato, muitos, imediatamente não sabem definir o que são aquelas bolas rosadas.
Então, por que os testículos dos ratos são tão grandes?
A anatomia de seu órgão sexual está relacionado ao seu sistema reprodutivo - na hora do acasalamento. Em espécies em que existem muitos machos para acasalar com apenas uma fêmea, os espermatozóides são colocados no órgão reprodutivo da fêmea, em um curto tempo. E o macho que deposita mais esperma, nestas condições, terão uma chance maior de fertilizar os óvulos da fêmea. Portanto, machos com testículos maiores, produzem mais espermatozóides, e então, têm uma vantagem em tal cenário de competição. Esta é a chamada teoria da competição do esperma.

Os ratos têm  um sistema de acasalamento em que os machos acasalam com uma fêmea múltiplas vezes, especialmente em altas densidades populacionais. Quando um rato fêmea entra no cio, ela pode ser acoplado por vários machos em um curto espaço de tempo. O macho com o maior testículo, produz a maior parte do esperma, o que significa que ele terá uma chance maior de fertilizar alguns de seus ovos.
Em contraste, as espécies em que apenas um acasala com uma fêmea durante o seu estro, ou cio, não tem a competição do esperma, porque a corrida de espermatozóides para fertilizar os ovos da fêmea pertencem a um único macho. Não há necessidade de produzir uma grande quantidade de esperma, então os machos desta vez podem dar ao luxo de ter os testículos pequenos.
Esta relação entre o tamanho dos testículos e competição do esperma é válido em todo o reino animal, e foi encontrada em mamíferos (primatas, ovelhas, roedores, etc), aves, anfíbios, peixes e insetos. De fato, o tamanho do testículo é considerado um excelente indicador do sistema de uma espécie de acasalamento. Espécie em que os machos acasalam com uma fêmea múltiplas vezes em um curto espaço de tempo de competição do esperma, tem testículos grandes em relação ao seu tamanho corporal. Espécie em que apenas um acasalam com uma fêmea sem encontro de competição do esperma, tem testículos relativamente menores.

3 comentários:

  1. Testículo do macho é nova pra mim.
    hahahahahah

    ResponderExcluir
  2. então....... vc queria q fossem testiculo de fêmea, ser estranho

    ResponderExcluir