A cauda dos ratos
Como é formada a cauda do rato?
A cauda do rato é uma extensão da coluna vertebral que se projeta na parte de trás do animal. A cauda é longa e na forma de um cilindro que consiste em três camadas concêntricas. O núcleo central da cauda é osso (vertebre). O osso é rodeado por uma camada de tendões e os tendões são rodeados por uma camada de pele. Os vasos sangüíneos percorrem toda a extensão da cauda entre os tendões.
Quais são as funções do rabo do rato?
A cauda do rato tem uma função de termorregulação: ele serve como um órgão de controle de calor. A cauda é bem adequado para esta finalidade, porque não tem muita pele, tem uma grande superfície a relação de volume, e é perfundido com muitos vasos sanguíneos, especialmente na ponta da cauda. A cauda do rato é constituída por apenas 5% do rato, mas pode dissipar cerca de 17% do calor corporal do rato.
Os ratos controlam a temperatura do corpo através de suas caudas, dilatando ou comprimindo seus vasos sanguíneos. Quando a temperatura corporal sobe em alguns graus, os vasos da cauda (especialmente nas veias) incham - chamada vasodilatação - permitindo que lotes de sangue quente, fluem através da cauda. O sangue quente perde calor através da superfície da cauda e retorna para o corpo em uma temperatura mais baixa, resfriando o rato. Quanto mais quente o rato, o sangue flui mais com a cauda, e mais o calor é perdido.
Quando o rato deixa cair a temperatura do corpo, os vasos da cauda encolhem o diâmetro - chamada vasoconstrição -, restringindo assim o fluxo sanguíneo para a cauda. Menos sangue flui para a cauda para refrigeração e calor do corpo é conservado.
Equilíbrio
Os ratos usam suas caudas para se equilibrar. Eles sobem cordas, eles caminham ao longo de cercas e fios de telefone, e suas caudas ajudá-los quando balança. A cauda do rato segue o mesmo princípio que o pólo do artista de circo num arame alto. Olha o rato equilibrado na corda à direita. Pense na corda como um eixo, e o rato como capaz de girar em torno desse corda. O centro de gravidade deve ficar diretamente acima da corda - se move para um lado, a gravidade fará com que ele comece a girar em torno da corda.Se ele não corrigir esta rotação, ele cai. A cauda do rato aumenta a inércia rotacional do rato, tornando mais difícil para ele girar em torno do cabo (especificamente, ele aumenta a sua resistência à mudança na velocidade de rotação). Este momento de inércia confere-lhe mais tempo para ajustar seu centro de gravidade de volta para a posição desejada. Se a cauda do rato foi retirado magicamente, sua inércia rotacional desapareceria, seu corpo giraria facilmente em torno da corda e ele iria cair ou ficar pendurado de cabeça para baixo pelos pés.
A cauda também pode ajudar a mudar o centro de gravidade do rato, que essa mudança vai permanecer pequeno, porque a cauda pesa pouco. Na foto à direita, o rato está segurando a corda com as patas traseiras, e seus quartos dianteiros e da cauda estão penduradas por baixo e para ambos os lados da corda. O centro de gravidade do rato é baixo e perto da corda. Um baixo centro de gravidade faz o balanceamento mais fácil, pois a maior rotação é necessária para derrubar o rato. Na foto à esquerda, um rato caminha ao longo de um tubo de um cartaz suspenso entre duas cadeiras. Ele mantém sua cauda para fora para um lado, aumentando o seu momento de inércia em torno do eixo do tubo. Isto dá-lhe mais tempo para fazer os ajustes minúsculos muscular que ele precisa para manter seu centro de gravidade situado diretamente acima do tubo.
Créditos: http://www.ratbehavior.org
Retirado de: http://www.ratbehavior.org/RatTails.htm
Tradutor: http://translate.google.com.br
Corrigido por: Thaciane Murdock
Nenhum comentário:
Postar um comentário